Fandom

Museu Municipal de Estremoz

Arca

66 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

A Arca, segundo Azinhal Abelho, é o cofre do Lar. Aqui se guarda todo o enxoval para serventia da casa e aquele que é para as ocasiões especiais. Tudo mimosamente passado a ferro e dobrado com o maior carinho, principalmente naqueles lares onde cada peça era um tesouro a estimar e com o qual se deviam ter os maiores cuidados.

Normalmente, nas casas mais humildes, eram caixotões com tampa, pintados a zarcão, ou castanho. Os pés podiam ser fixos, ou móveis.

O cheiro a bolas de naftalina, ou folhas de eucalipto, de alfazema, é característicos para quem se lembra de abrir estas grandes Arcas, ou mesmo os Baús. A traça era o maior inimigo das donas de casa que aqui guardavam os seus trapos, pelo que combatiam os insectos com estas bolas.

O mobiliário mais barato que veio com a industrialização do mobiliário, relegou praticamente as Arcas para peças decorativas.

No Museu Municipal de Estremoz estão em exposição exemplares na Casa Alentejana e na Recepção.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória