FANDOM


Caixa de medidas padrão 007.jpg
Com a constituição e alargamento do reino português começaram-se a sentir diversas e crescentes dificuldades nas trocas comerciais devido ao facto de existirem várias unidades de medida, deixadas pelos povos que habitaram anteriormente no território, a serem usadas.

É no reinado de D. Manuel, após algumas tentativas em reinados anteriores, que se procedeu a uma reforma com o objectivo de clarificar e unificar todas as medidas, e definir os valores dos múltiplos e submúltiplos em relação à unidade padrão. O maior sucesso desta reforma foi atingido nas medidas de peso devido ao facto de todos os concelhos terem sido equipados com uma Caixa de Medidas Padrão. Esta caixa pesava 1 quintal (58,754 kg) e continha 16 peças desde 1 escrópulo (1,195g) até 2 arrobas (29,376kg).

Legenda da peça em exposição no Museu Municipal de Estremoz:

Tampa: Estremos

Corpo: O MVITO ALTO * E * EIXELENTISIMO REI * DOM * EMANUEL O PRIMEIRO * DE * PURTUGAL * // ME * MANDOV FAZER * ANO * DO NASCIMENTO* DE * NOSSO * SENHOR * JESUS * CRISTO * DE * 1499

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória