FANDOM


A Colher Provadeira é uma peça de artesanato utilitária que revela o engenho do alentejano. As colheres em exposição no Museu Municipal de Estremoz, bem como no Museu Rural de Estremoz, são da autoria do artesão Joaquim Carriço (Mestre Rolo).

Ambas são de pau de cedro (madeira de eleição do artesão para as colheres) e têm por característica, que nos surpreende de imediato, ter duas conchas unidas a um cabo com um pronunciado rego ao centro.

Numa época recuada em que ter tubercolose era sinónimo de morte, servia a “Colher provadeira” para que a mulher que aquecia e/ou fazia as refeições dos ganhões, provar com umas das conchas a sopa, que era recolhida pela concha oposta, escorrendo depois pelo rego pronunciado que corria no meio do cabo até à concha da prova. Deste modo, a saliva da cozinheira, caso estivesse infectada, nunca entrava em contacto com as refeições, prevenindo-se assim muitas mortes.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória