Fandom

Museu Municipal de Estremoz

Copeira

66 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

A Copeira eram peça de mobiliário em madeira, que podiam ser ou não pintadas, onde se colocavam copos e canecas de vidro, bem como, se o traste o permitia, cerâmicas vidradas, nomeadamente pratos ratinhos. Os suportes dos copos ou eram simples pregos, ou pequenas madeiras. Algumas copeiras tinham suporte para toalha com renda nas bordas, que pendia de um gancho, e era extremamente limpa e muito bem passada, não fossem as vizinhas falar da falta de primor da dona de casa. As rendas resumem a habilidade da dona de casa e/ou das filhas. Existem também Copeiras que são uma peça em madeira, que servem de suporte a um copo único, de vidro ou cerâmica, o qual fica geralmente pendurado junto do poial onde está a loiça comum de uso diário, nomeadamente os cântaros com água. Temos também uma peça destas em exposição na Cozinha Alentejana do Museu Municipal de Estremoz.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória