Fandom

Museu Municipal de Estremoz

Cronologia da implantação da República em Estremoz

66 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

1910:

. 6 de Outubro: pelas 6 da manhã “foi pelo cidadão João Francisco Carriço Simões proclamada às janellas d’este edifício a Republica Portuguesa, no meio dos mais calorosos applausos e ahi içada a respectiva bandeira; que seguidamente à mesma comissão se dirigiu com o povo ao som do hynno da Portugueza ao quartel de cavallaria tres, onde o digno official que então commandava o regime, acompanhado de todos os dignos officiaes d’elle, e observadas as formalidades devidas, addheriu gostoza e espontaneamente à republica (…)”

. 9 de Outubro: Foi nomeada pelo novo Governo Civil de Évora a Comissão Municipal Republicana de Estremoz, que tomou posse na primeira reunião de Câmara, que teve lugar neste dia. Tomou o lugar de presidente o Dr. Júlio Augusto Martins, distinto republicano. Na comissão figuraram também João Francisco Simões, Martiniano Brás Simões, Rafael Rodrigues de Figueiredo e António Luiz Coelho.

. 12 de Outubro: As escolas e respectivos professores primários foram saudar a Comissão Republicana em exercício. Nesta segunda reunião de câmara mudaram-se de imediato alguns topónimos de artérias de Estremoz, nomeadamente o da Avenida Conselheiro Sarzeda que passou a Miguel Bombarda, o da Rua D. Amélia que passou a 5 de Outubro e o do Terreiro do Espírito Santo, que foi designado por Largo Francisco Ferrer

. 16 de Novembro: A autarquia, a pedido da Câmara de Évora, declara 01 de Maio como feriado.

Fonte: Livro de Actas da Câmara Municipal de Estremoz, 1910.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória