Fandom

Museu Municipal de Estremoz

Decoração na Olaria de Estremoz

66 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Ferramentas Olaria 024.jpg
Ferramentas Olaria 026.jpg
Ferramentas Olaria 020.jpg
Até hoje não sabemos se as peças de Olaria de Estremoz, teriam alguma decoração até ao século XVI/XVII, época das primeiras descrições.

Poucos vestígios materiais há desta arte. Somente um púcaro do século XVI/XVII, em exposição, apresenta um pontilhado sobre a parte superior do bojo e no centro deste correm dois traços incisos.

No interior sabemos da colocação de seixos pequenos e animais/ repteis aquáticos, durante o século XVI e XVII. No século XIX surge uma nova Olaria em Estremoz (a Olaria Alfacinha) que vem revolucionar a decoração das peças e introduzir novos motivos.

Deste período as peças que nos apresentam tipologias de decoração da época: o riscado, utilizando pequenos teques em madeira ou metal; o polimento ou burnido, conseguido através da fricção de um seixo da ribeira na peça; e a aplicação de pedrinhas (seixos) e pequenos motivos – folhas, flores, pequenas chapas com a inscrição “Recordação de Estremoz” ou o brasão da cidade – feitos em molde de gesso que são depois colados à peça com lamuge.

A decoração das peças era realizada quase exclusivamente por mulheres.

Também no Fandom

Wiki aleatória