Fandom

Museu Municipal de Estremoz

Evoramonte

66 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

No termo de Evoramonte encontram-se vestígios de ocupação humana desde o Paleolítico Superior.

Existem evidências de muralhas desde o bronze final, que se prolongaram na Idade do Ferro, e, no período da ocupação romana, terão sido abandonadas, talvez pela deslocação do povoado para a actual cidade de Évora. Também há quem adiante a possibilidade desta vila ser a antiga povoação pré-romana de Dipo.

Em 1271 é concedida Carta de Foral a Evoramonte, por D. Afonso III. No ano de 1306 é mandado construir o Castelo pelo Rei D. Dinis.

Mais tarde em 1531 um terrivel terramoto atinge a vila. A Torre/Paço Ducal será deste período. Durante o século XVI várias Ermidas “nascem” no seu termo.

Em 1808 a vila une-se à Junta de Estremoz, na procura da defesa do Alentejo, contra os franceses.

No ano de 1834 Evoramonte é escolhida para acolher o Tratado de Paz que finalizou com a guerra fraticida que assolava Portugal, e ao qual deu nome – Convenção de Evoramonte.

Em 1855 o concelho é extinto e integrado no de Estremoz.

No ano de 2006 celebraram-se os 700 anos do Castelo de Evoramonte.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória