Fandom

Museu Municipal de Estremoz

Fuga para o Egipto

66 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Fuga para o Egipto-Sabina Santos.JPG

A Fuga para o Egipto é a representação da cena descrita no Evangelho Segundo São Mateus (2,13-15), na qual São José foge com Maria e o Menino Jesus, depois de ter sido avisado por um Anjo, do massacre de crianças que ia ser cometido a mando de Herodes I o Grande.

As barristas de Estremoz que modelam a cena, fazem-no numa peça agregada numa só base ou em duas peças em separado. Esta cena é composta por Maria, que segue numa mula com o Menino Jesus nos braços. À frente observa-se a figura de São José com um bordão encimado por lírio.

Luís Chaves num artigo de 1916 refere que encontrou uma cena destas num monte em Evoramonte. No entanto a tipologia de modelação não parece de Estremoz. Não conhecemos assim nenhum exemplar anterior ao executado por Mariano da Conceição na Escola de Artes e Ofícios.

A representação era por vezes incluída em grandes Presépios, quer em Portugal, quer no estrangeiro, pelo que não é de descurar a sua modelação e inclusão nestas cenas em época anterior a Mestre Mariano. Por agora, não existem evidências de que tal tenha acontecido.

Hoje é uma peça modelada pela generalidade dos barristas locais.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória