FANDOM


Os Moringues da Olaria de Estremoz são peças rodadas, de diversos tamanhos, que se distinguem por terem uma saída de água afunilada e uma saída em forma de bico, por cima do pronunciado bojo. Em cima possuem uma asa, que pode ser simples ou em forma de tronco. Assentam num pé, que pode ser pronunciado em alguns casos.

Os Moringues servem para manter a água fresca, no trabalho ou na cozinha, mas também podem ser apenas decorativos (situação predominante nos dias de hoje).

As peças do acervo do Museu Municipal de Estremoz têm diversas tipologias decorativas, como os riscados, os burnidos e as aplicações de fitomorfias e/ou brazões de Estremoz. Curiosas são as aplicações de moldes de antropomorfias classicistas, ou de elogio à República (peça de 1880).

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória