FANDOM

Museu de Veiros.jpg
No ano lectivo de 1929-30 é inaugurada a nova Escola Primária de Veiros, estabelecimento destinado somente para crianças do sexo masculino. Esta escola é instalada num imóvel construído para o efeito, cujo projecto é de Eugénio Maia. O edifício tem a forma de um “U”, tendo dois imóveis independentes anexados a este, para antiga habitação dos professores. Dispunha de duas amplas salas de aula, com grandes janelas, uma sala para professores e um generoso espaço de recreio.

O professor Grincho, como primeiro director, destina imediatamente uma pequena sala logo à entrada do imóvel para a instalação de um “museu”, tomando, provavelmente, como exemplo, os já seculares Museus de Liceu, onde se expunham materiais ligados às ciências.

Neste Museu da Escola Primária sucessivas gerações de professores foram colocando os mais diversos materiais pedagógicos ligados ao ensino primário e suas disciplinas, bem como um vasto e diversificado conjunto de curiosidades locais, como zoologia ou arqueologia.

Dos primeiros anos de ensino do Prof. Grincho nesta Escola, resta também uma curiosa colecção de miniaturas que ilustram o passado agrícola recente da vila de Veiros, as quais foram efectuadas na disciplina de Trabalhos- Manuais durante a década de 30 do séc. XX.

Com o passar dos anos a colecção foi ficando “grande demais” para o exíguo espaço disponível na salinha do Museu, pelo que cada vez menos servia os propósitos pedagógicos a que se destinava.

Nos últimos vinte anos tem de se destacar o trabalho realizado pela Prof. Antónia Sardinha, que pacientemente foi salvaguardando o acervo, procurando ao mesmo tempo soluções que o valorizassem.

Entretanto surge uma oportunidade e quando a Escola Primária encerra, no ano de 2003, já estava a CME em negociações com a Direcção Regional da Educação do Alentejo para que esta auxiliasse na concretização do projecto do Museu.

O projecto do Museu avançou então com a direcção técnica do Museu Municipal de Estremoz e com a colaboração da Prof. Antónia Sardinha (veirense que foi última Prof.ª desta Escola) e da Prof.ª Rosa Severo (veirense Profª. em Estremoz). A Arq.ª Helga Bizarro auxiliou no projecto de explanação do acervo no imóvel.

O projecto é por esta altura ampliado, recebendo materiais da antiga Escola Feminina de Estremoz.

A inauguração do Museu terá lugar durante o ano de 2009.

Também no FANDOM

Wiki aleatória