FANDOM

Nossa Senhora da Conceição 32cmx15cm 459.BR.258

O Boneco de Estremoz Nossa Senhora da Conceição representa a Virgem da Imaculada Concepção (dogma teológico católico, incentivado em grande medida pelos Franciscanos, que advoga que Maria foi preservada do pecado original, pois a mesma foi concebida por graça do Espírito Santo, para ser mãe de Jesus Cristo, o Salvador do Mundo), foi coroada Rainha de Portugal a 25 de Março de 1646, durante a Guerra da Restauração da Independência, pelo recentemente aclamado Rei de Portugal D. João IV. Este era Duque de Bragança e tinha o seu palácio ducal em Vila Viçosa, a cerca de 20km de Estremoz.

É a peça mais numerosa que temos no Museu, o que demonstra a grande devoção popular, devoção esta que era muito incentivada pelos Franciscanos, ordem que tinha um grande Mosteiro em Estremoz.

A Virgem distingue-se das restantes por assentar sobre uma meia lua, estando em cima de serpente (em dois casos apenas, em boneco que parece ter sido feito pela mesma barrista, de um grande lagarto) com língua de fora, ou a abocanhar uma maçã (pecado original), o que representa o triunfo sobre o mal, sobre o Diabo. Como Rainha de Portugal, é apresenta-se coroada. Nos exemplares em exposição, falta a coroa em muitos dos bonecos.

As peças mais antigas, do séc. XVIII, são uma clara tentativa de imitação das imagens em talha, que se podiam ver nas igrejas. No séc. XIX assiste-se à estilização dos bonecos, com a simplificação das formas, sua diminuição e pintura mais popular. Curiosamente a Virgem é inclusivamente apresentada com brincos, nos modelos deste século.

Durante o séc. XX os barristas seguem os modelos produzidos na centúria anterior, havendo no entanto alguns deles que tentam recuperar de forma sistemática a modelação setecentista, caso dos Irmãos Ginja, Célia Freitas e em determinados casos Isabel Pires.

Grande parte dos bonecos anteriores ao séc. XX, são da Colecção Júlio Maria dos Reis Pereira.

Também no FANDOM

Wiki aleatória