FANDOM


Sao Joao 23x10cm 351.BR.258

Este Boneco de Estremoz representa São João Baptista, que terá nascido sensivelmente na mesma época que Jesus Cristo, diz a tradição cristã que foi a 24 de Junho, sendo este um eremita profeta muito apreciado pelo povo há 2000 anos, por pregar a necessidade do arrependimento e converter os gentios. Baptizou Jesus.

Foi morto num célebre episódio descrito na Bíblia (Marcos 6:14-29), no qual Herodes, seduzido por dança da sobrinha Salomé, filha de sua mulher Herodíades, acede ao pedido desta para lhe dar a cabeça do profeta numa bandeja de prata.

O boneco apresenta-se com peles de animais (pele de camelo atada com rude cinto de coro), e um cordeiro apoiado nas patas traseiras (evocação que foi este que anunciou a chegada do Cordeiro de Deus), junto da sua perna direita. Apoia-se num bastão com bandeira. Há peças que apresentam plantas muito altas detrás do Santo, representação da sua condição de Eremita. A este Santo popular, dedicam-se festas durante o mês de Junho, a par das de Santo António.

As peças em exposição são do séc. XIX, sendo admissível que no século anterior já se modelassem. Os bonecos anteriores ao séc. XX, são da Colecção Júlio Maria dos Reis Pereira.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória