Fandom

Museu Municipal de Estremoz

Santo Onofre

66 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
St Onofre.jpg

O Boneco de Estremoz Santo Onofre representa um eremita que em fins do séc. IV DC. viveu no deserto de Tebaida, Egipto, durante cerca de 60 ou 70 anos. Aí viveu sozinho numa gruta, usando apenas se proteger para folhas e os seus longos cabelos e barbas. Durante os anos de recolhimento alimentou-se apenas de tâmaras, as quais obtinha por Graça de Deus.

A devoção popular fá-lo padroeiro da boa sorte no jogo, da fartura, consolador dos aflitos e confessor das verdades. Júlio Reis Pereira afirmava que era um Santo que se encontrava muito em casas de prostituição, ao qual recorriam as mulheres que tal vida levavam.

As peças em exposição são da Colecção Júlio Maria dos Reis Pereira. Hoje apenas por encomenda especial se consegue adquirir um boneco destes, pois perdeu-se a tradição da sua modelação.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória