Fandom

Museu Municipal de Estremoz

Veiros

66 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

A actual Vila de Veiros provavelmente terá nascido do ermamento de um antigo Castro (Castelo Velho de Veiros), que sofreu até I D.C. breve ocupação romana.

Em 1217 D. Afonso II auxiliado pelo Mestre de Avis D. Fernão Anes, conquista Veiros. No ano de 1308 os Cavaleiros de Avis erguem a Torre de Menagem, que segundo algumas fontes, era a mais alta de Portugal .

Em 1377 nasceu nesta Vila D. Afonso, figura histórica que viria a dar inicio à linhagem dos Duques de Bragança, futura Casa reinante em Portugal, o qual era filho de amores ilegítimos entre João I e D. Inês Pires, filha de Pero Estêves, o Barbadão.

Quatro anos depois Veiros é atacada e vencida pelos Castelhanos, capitaneados pelo Mestre de Alcântara e Mestre de Sº Thiago, vindos de Badajoz.

A 2 de Novembro de 1510 recebe de D. Manuel I o seu único Foral.

Em 1662 ou 1663, D. João de Áustria ordenou a dinamitação da Torre de Menagem. Segundo alguma bibliografia terá encontrado alguma resistência armada por parte dos populares da Vila, pelo que, como castigo, mandou-lhes cortar as orelhas e o nariz, ficando a partir de então os seus habitantes conhecidos pela alcunha de “Tronchos”.

Em 1855 é extinto o concelho e julgado de Veiros, sendo incluído no de Fronteira, do qual foi retirado a 4 de Novembro de 1872. Nessa data foi integrado no de Monforte. A 26 de Setembro de 1895, Veiros é anexada ao Concelho de Estremoz, situação que se mantém até à presente data .

Também no Fandom

Wiki aleatória