Fandom

Museu Municipal de Estremoz

Villa romana de Santa Vitória do Ameixial

66 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Sita numa pequena colina a noroeste de Santa Vitória do Ameixial, a Villa romana de Stª Vitória do Ameixial tem sido objecto de estudo ocasional desde 1915-1916, altura em que foi de uma forma sistemática escavada. Sofreu outra escavação nos anos 60 por Gustavo Marques e outra ainda na década seguinte por José Luis Matos. Depois, em 1986, houve uma operação de limpeza do local, por Luísa Dias e Inês Pinto.

Este sítio é conhecido pelo país, devido ao mosaico da Barca de Ulisses (séc. III-IV DC), descoberto nas primeiras escavações da centúria passada por Luís Chaves. Outros mosaicos foram encontrados, tendo motivos geométricos, zoomórficos, fitomórficos e figurativos (cenas da vida real, simbólicas e sagradas).

Está datada do século I DC e teve o seu fim provavelmente no século IV DC com as invasões bárbaras. Era composta pela “pars Frumentaria” (dependências onde eram guardados e transformados os produtos agrícolas), a “pars Rústica” (aqui guardavam-se os instrumentos agrícolas e era também o dormitório dos escravos e trabalhadores rurais) e a “pars Urbana” (residência dos proprietários, que neste caso tinham casa de verão e inverno) com “Balnearium” (dependência destinada a banhos, utilizada apenas pelos Senhores e convidados).

Perto da Villa encontrou-se um cemitério de época romana, destinado a servos, trabalhadores agrícolas livres e escravos. O Museu Municipal de Estremoz possui no seu acervo, instrumentos diversos em metal, fragmentos de mosaicos, mármore lavrado, algumas cerâmicas (Sigillata hispânica) e restos insignificantes de frescos, fruto da entrega de Gustavo Marques. O grosso das escavações está no Museu Etnológico em Lisboa e depositado em instalações do IGESPAR (serviços de arqueologia).

Também no Fandom

Wiki aleatória